ícone whatsapp

Aprovado projeto de Dr. Lívio que autoriza assistência odontológica a pacientes

11.05.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Pacientes internados nos hospitais em Campo Grande poderão contar com assistência odontológica. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Dr. Lívio (PSDB), aprovado por unanimidade durante a sessão plenária desta quinta-feira (11/5). Pela proposta, fica permitido a todos os usuários dos serviços públicos, no âmbito da rede pública de saúde, o direito ao atendimento por profissional de odontologia em atuação conjunta com o corpo clínico de médicos, quando necessário. 

“Existe a comprovação científica de que o cirurgião-dentista contribui para a melhoria do paciente que está internado. Verificou-se que os procedimentos de cuidados odontológicos contribuem para reduzir o período no hospital, pois evitam doenças infecciosas, tais como a pneumonia hospitalar”, explicou o vereador. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o cirurgião-dentista poderá fazer parte do corpo clínico. Caberá ao Poder Executivo regulamentar a proposta, de acordo com a reserva administrativa. 

Os procedimentos a serem realizados pelo odontólogo compreendem limpeza bucal, com retirada de resíduos, limpeza da mucosa e dentes com solução de clorexidina, métodos de escovação e aplicação de flúor. “É de suma importância os dentistas realizarem estes procedimentos, pois os pacientes estão acamados e não têm condições de fazer sua higiene bucal, especialmente os inconscientes e limitados aos leitos de UTI”, ressaltou Dr. Lívio.  De acordo com o artigo científico A atuação do cirurgião dentista no ambiente hospitalar, das dentistas Larissa Vaz dos Santos Sousa, Adriana de Fátima Vasconcelos Pereira e Nôlma Barradas Silva, foi comprovado que a atuação do odontólogo contribui para inibir a proliferação de bactérias. 

Assessoria de Imprensa do Vereador