ícone whatsapp

Aprovação de Projeto de Lei cria Semana dos Frutos do Cerrado na Capital

01.11.2018 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

A professora Viviane Regina Miranda, que atua no Laboratório de Ciências da Rede Municipal de Educação da Capital, encontrou no vereador Chiquinho Telles (PSD) todo o apoio que precisava para instituir a Semana Municipal dos Frutos do Cerrado.

O Projeto de Lei nº 8.945/18, de autoria de Chiquinho Telles, foi aprovado na última sessão ordinária pela Câmara de Vereadores (30/10), instituindo a Semana Municipal dos Frutos do Cerrado, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de setembro.

Emocionada, a professora agradeceu o apoio do vereador por ter “abraçado” o projeto, que foi  executado no laboratório de ciências da Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira Batista, onde se deram atividades de iniciação científica com a participação de 60 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Conforme ela, com o uso de receitas originais, os estudantes interagiram e reconheceram os aromas e sabores dos frutos peculiares.

Com a aprovação do Projeto de Lei, considerou a professora, “teremos condições de divulgar os frutos das espécies nativas do Cerrado, proporcionando à população melhor conhecimento de suas origens e história; resgatar a importância do seu cultivo por meio de atividades agroflorestais;  e informar seu valor nutricional, incentivando o consumo dos frutos do Cerrado por meio dos pratos típicos”.  

Segundo Viviane Regina, serão realizadas palestras, exposições, feiras, atividades gastronômicas, workshops, “e também vamos firmar parcerias entre as secretarias municipais, unidades escolares públicas e privadas para que reconheçam a importância ambiental, social e cultural do bioma Cerrado na culinária regional”.

Existem mais de nove tipos de frutos comestíveis em Mato Grosso do Sul, que são regularmente consumidos pela população regional e vendidos nos centros urbanos, tais como  Pequi, Buriti, Guavira, Bocaiuva, Jatobá, Bacapari, Cagaita, Araticum e as sementes do Barú.

Para Chiquinho Telles, “é fundamental dar uma atenção especial aos projetos que vêm ao encontro de fomentar o turismo e as atividades econômicas de Campo Grande. A Semana Municipal dos Frutos do Cerrado será mais um diferencial para projetar  a Cidade Morena no cenário turístico nacional”.

Assessoria de Imprensa do Vereador