ícone whatsapp

Ambulantes da área central se reúnem com vereador e pedem apoio para regulamentar comércio

29.08.2018 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

O comércio ambulante nas ruas do centro de Campo Grande é uma realidade. Meias, luvas, óculos de sol, relógios, antenas de TV, além de alimentos, são itens de consumo, facilmente, encontrados nas principais ruas da região central.  

Depois de participar de audiência pública para discutir a regulamentação do comércio ambulante de alimentos, na última quarta-feira (22), o vereador Otávio Trad (PTB), autor da Lei Complementar nº 320/18 que dispõe sobre comércio de alimentos em vias e áreas públicas de Campo Grande, se reuniu na manhã de hoje (29) com comerciantes ambulantes para entender a situação na qual eles trabalham.

O encontro aconteceu na Praça Ary Coelho, um dos principais locais do centro da cidade onde ocorre este tipo de comércio. Durante a conversa, os comerciantes expuseram ao vereador suas necessidades e dificuldades em trabalhar sem nenhum tipo de regulamentação que lhes garanta direitos e também determine deveres.

Entre os apontamentos, os comerciantes pleiteiam a criação de um novo camelódromo, o espaço serviria para abrigar os ambulantes que hoje trabalham nas ruas do centro da Capital. Também foi mencionada a necessidade de que este novo local seja adaptado para oferecer condições de acessibilidade a portadores de necessidades especiais como cadeirantes.

Para Wanderson Ferreira de Oliveira, que trabalha no centro como ambulante há dez anos, a elaboração de uma lei que determine direitos e deveres aos comerciantes ambulantes é uma necessidade urgente. “Hoje, temos muitos trabalhadores aqui que dependem desse comércio para sustentar suas famílias. O que nós queremos é nos regularizar, recolher impostos determinados pelo Município, mas ter a segurança de poder trabalhar. Acreditamos que com a criação de um novo camelódromo vamos inclusive aumentar nossas vendas e assim vamos ter condições de investir mais e crescer”.

De acordo com a arquiteta, urbanista e advogada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR), Jonir Lopes, que participou da reunião, o primeiro passo é mapear a região central e identificar os locais exatos de comércio ambulante, perfil dos comerciantes e itens vendidos, até mesmo por questões de segurança.

Após esse primeiro encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho que irá dar continuidade a esse mapeamento da região para posteriormente estudar a viabilidade da elaboração de legislação específica para regularizar o comércio ambulante em Campo Grande assim como a Lei Complementar nº 320/18, já em vigor, que altera a Lei 268/15 (Food Truck) de autoria do vereador Otávio Trad.

Heloísa Lazarini                                                              
Assessoria de Imprensa Vereador