ícone whatsapp

Afrodescendentes de destaque em Campo Grande são homenageados na Câmara Municipal

22.11.2017 · 12:00 · Solenidades

Para marcar a data em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram nesta quarta-feira (22), a Sessão Solene, de outorga da Medalha Legislativa Zumbi dos Palmares. A data foi instituída por meio do Decreto Legislativo n. 690/01. A solenidade proposta pela vereadora Enfermeira Cida, começou com o Conterrâneo Capoeira ao som de três berimbaus, percussão e pandeiros puxados pela marcação ritmica das palmas dos componentes do grupo que cantaram músicas típicas para se jogar capoeira enquanto a arte era praticada.

Logo depois, se apresentou o músico Simona, que toca na noite campo-grandense há mais de 45 anos com repertório central de samba, mas tocando do pop ao MPB. Dividiu os vocais com Simona, a cantora Karô Castanha. Ao som do atabaque e do agogo, a artista Ivanilda Ramos Maior interpretou o hino nacional.

Em nome dos homenageados a procuradora de Justiça do Ministério Público De Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva Passos, usou a palavra destacando dados da desigualdade e do preconceito racial no Brasil.

“Lamentavelmente saímos da condição de escravos para sermos desempregados ou os mais mal remunerados e as maiores vítimas das violências. São mais de três séculos de escravidão e jamais fomos indenizados. Não recebemos políticas públicas suficientes que ajudassem o negro a sair da situação de pobreza e violência. Hoje 71% dos negros são vítimas de homicídios. O índice da mortalidade é tão elevado que é chamado de genocídio. Não vivemos em uma democracia racial. Nós temos inteligência e capacidade para fazer o que quisermos basta termos oportunidade. A população negra precisa de inclusão e representação política autêntica. Precisamos estar em todas as áreas e ocupar espaços e mostrar todo nosso potencial que não se restringe as artes e ao futebol. Eu sonho que os filhos dos meus filhos vão conhecer um país melhor mais humano e menos desigual”, avaliou.

Ademar Vieira Jr., subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Campo Grande, sobressaltou que o jovem negro só quer oportunidades e que a sua pasta está reativando políticas públicas antigas para o negro e criando novas.

Proponente da solenidade, a vereadora Cida Amaral contou a história de Zumbi e sua esposa e outras histórias heróicas dos negros. “Hoje os quilombos são símbolos dos movimentos negros. Expressados por meio da capoeira, religiosidade afro, dança e música. Há o empoderamento dentro da unidade da diversidade lutando contra o racismo e a intolerância. Zumbi é exemplo por pensar na coletividade antes de pensar apenas no quilombo. Existe muito a se melhorar em nosso cotidiano, precisamos pensar nos avanços necessários para o nosso povo, principalmente no educacional. Há um ciclo vicioso que culmina na marginalização social. Mais de 45% dos jovens negros deixam de cursar o Ensino Médio. Espero pelo dia em que não será necessário um dia de consciência negra. Enquanto esse dia não chegar pode contar com minha resistência e luta, pois falta muito para chegar a verdadeira justiça e igualdade, vamos continuar junto para manter acesa a chama de uma Campo Grande sem preconceito”, discursou.

Serviço – A solenidade foi realizada no Plenário Oliva Enciso, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park.

Confira a lista de homenageados:

Ademir Santana -Maria Santana e Fatima Aparecida Gomes

Andre Salineiro – Benedita Marques Borges e Nadir Pires Batis

Ayrton Araújo – Idalécio Fernandes e Maria Aparecida de Assunção Ribeiro

Betinho – Marta Gomes da Silva e Emerson Souza Brandão

Carlão – Marilene Jarcem dos Santos e Carmem Roberta de Souza

Cazuza – Luiz Carlos Rodrigues da Silva e Sandra Lucia da Silva

Chiquinho Telles – Cleonice Silva de Brito e Alexsis Michel Gregório

Delegado Wellington – Carol Lee Lemos Dutra e Joventino Floriano da Silva

Dharleng Campos – Lucinéia de Jesus Domingos Gabilâo e Maria josé Gomes Duarte

Dr. Lívio – Solange Aparecida Xavier

Dr. Loester – Orizarda Jeronima Martins e Ivanilda Ramos Maior

Dr. Wilson Sami – Neia Cardoso Costa e Oluwafemi Ayodeji Ayodele

Eduardo Romero – Kely dos Santos Zerial e Carlos Alberto da Silva  Versoza

Enfermeira Cida Amaral – Jaceguara Dantas da Silva Passos  e Aleixo Paraguassu Netto

Fritz – Carmem Elizete da Cruz Viçosa e Lorival Rocha da Cruz

Gilmar da Cruz – Adiney de Moura Matos e Vania Lucia Baptista Duarte

Lucas de Lima – Milena Silva do Nascimento e Lucia da Silva Araújo

Odilon de Oliveira – Poliana Rezende Soares Rodrigues e Relise de Joel Pemha

Pr. Jeremias Flores – Marcia da Silva e Eurides Antonio da Silva

Valdir Gomes – Doralino  Rosa de Carvalho e Cleidevana Maria Socorro

Veterinário Francisco – José Alessandro de Carvalho  e Edivaldo de Almeida Praxede

William Maksoud – Edmilson  Alves do Nascimento e Antônio Jorge da Silva

Câmara Municipal

Adriano Santos da Silva

Angela Vanessa Epifânio

Antonio Marcos Lacerda

Ana José Alves

Cristiane Stefanny Venceslau

Bartolina Ramalho Catanante

Manoel Sotero de Oliveira

Sergio Francisco dos Santos

Amarildo Valdo da Cruz

Artur Padilha

Lucilene Arruda Alves de Oliveira

Rafael Belo

Assessoria de imprensa da Câmara Municipal