ícone whatsapp

Ademir Santana defende revisão da taxa de esgoto e fim da taxa mínima para imóveis em consumo zero de água

28.03.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

 

Em sessão plenária da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ademir Santana ocupou o microfone de apartes para defender medidas que preveem a redução de custos dos gastos com água e esgoto aos campo-grandenses. As solicitações se referem à taxa de esgoto e à taxa mínima calculada sobre um consumo de 10 m 3 , que é cobrada mesmo de imóveis que não tenho nenhum consumo durante o mês.

Atualmente, a lei permite que a Águas Guariroba cobre de taxa de esgoto 70% do valor cobrado pelo consumo de água da residência, sendo que para os imóveis que têm consumo de até 10 m 3 a taxa de esgoto é de 40% do valor gasto com água.

Para Ademir Santana, as taxas de esgoto devem ser reestudadas e então redimensionadas. Na opinião do vereador, tanto os 70% quanto os 40% não parecem valores justos. “Minha impressão é de que não há justificativa para que esses percentuais sejam tão altos, mas eu defendo que seja necessário proceder um estudo técnico detalhado para que se confirmem ou não as minhas suposições. Quero transparência, apenas isso”, justificou o parlamentar. 

Com relação ao consumo mínimo de 10 m 3 , a defesa do vereador é para que imóveis comprovadamente fechados sejam isentos do pagamento. “Mesmo que o imóvel não tenha solicitado o consumo final, só o fato de o relógio não girar já comprova o consumo zero. E consumo zero não dá para ter ônus. Isso me parece muito lógico, por isso a minha luta para diferenciar quem consume um mínimo daqueles que não consomem nada”, argumentou Ademir Santana. 

 

Guto Dobes

Assessoria de Comunicação do Vereador