ícone whatsapp

Ação na região das Moreninhas mobiliza moradores contra Aedes aegypti

12.12.2018 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Com apoio de parceiros, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Chiquinho Telles (PSD), realiza na região das Moreninhas, nesta quarta-feira (12/12), o “Dia D contra o Aedes aegypti”, visando não só o recolhimento de materiais descartados, mas principalmente conscientizar os moradores no sentido de se eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika.

Mesmo antes de ser vereador, Chiquinho Telles já encabeçava anualmente a campanha, inclusive, em 2008, foi reconhecido pela Câmara Municipal com o “Título Benfeitor da Cidade de Campo Grande”, pelos relevantes serviços prestados no combate ao Aedes aegypti.

O coordenador estadual de Controle de Vetores e Zoonozes, Mauro Lúcio Rosário, considerou que “a iniciativa do vereador Chiquinho Telles contempla tudo que esperamos, pois ele está fazendo Educação, Saúde, divulgação ampla para a sociedade, e o mais importante, por meio de sua ação, estão sendo retirados das residências materiais que poderiam acumular água”. Mas, ele alertou que “não adianta todo esse esforço se a população não ajudar, porque o ator principal de todo controle vetorial é o povo”.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Veruska Lahdo, a mobilização tem o importante papel de chamar a atenção da sociedade. “É mais uma ação educativa, alertando para as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Queremos que o combate aos focos do mosquito seja uma preocupação constante da população”.

A iniciativa foi considerada fundamental também pelo coordenador de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV, Eliasze Luizo Guimarães, por ter como objetivo conscientizar a comunidade de que todos têm papel importante no controle do Aedes aegypti. Conforme ele, “se não conseguirmos sensibilizar os moradores quanto às suas responsabilidades, não vamos conseguir evoluir”.

Vagner Ricardo dos Santos, que exerce a função de chefe do Serviço de Controle de Vetores, informou que a mobilização tem a participação ainda de lideranças comunitárias, agentes de Saúde , equipes técnicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha), Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros e Polícia Municipal.

‘Adote o seu Copo’

O gerente técnico da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais,  Marcos Luiz de Oliveira, informou que por intermédio do Programa Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários tem sido implantado nas empresas e instituições públicas a proposta de cada um adotar o seu copo. “Temos que evitar esses copos descartáveis que, ao serem jogados fora, transformam-se em criadouros para o vetor. O copo descartável ao ser utilizado para tomar bebida quente, pode causar também doenças como o câncer”.

Na oportunidade, Marcos Luiz de Oliveira fez questão de agradecer ao Vereador, pois “ele como cidadão e parlamentar sempre colaborou com ações de combate ao Aedes aegypti”.

Lideranças agradecem

A presidente do Clube de Mães Guerreiras, Daisy Rodrigues, disse que a comunidade só tem a agradecer ao vereador Chiquinho Telles, “que se empenha e é presença constante na região, sempre preocupado em proteger a saúde das famílias”.

Já o presidente da Associação de Moradores da Moreninha III, Valdeci Oliveira Souza, ressaltou que em todos os anos o Parlamentar faz o mutirão. Ele acrescentou ainda que “se todos os vereadores fizessem o que Chiquinho Telles faz, Campo Grande não teria casos de Dengue”.

Outro líder comunitário que ficou satisfeito com a ação foi o presidente do Residencial José Maksoud, Odin David Valú. “Agradecemos a distribuição de cerca de 10 mil panfletos realizada em nosso bairro e região. O apoio de Chiquinho Telles tem feito a diferença para conscientizarmos nossa população”.

Assessoria de Imprensa do Vereador