ícone whatsapp

A reforma da previdência é necessária, mas não pode penalizar o trabalhador, avalia Dr. Sami

19.04.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

A reforma da Previdência e seu impacto para o trabalhador brasileiro é um dos temas mais debatidos do momento. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 287/16, proposta pelo governo Federal, propõe mudança como aumento da idade e tempo de contribuição para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria. 

De acordo com a reforma, homens aposentariam apenas a partir dos 65 anos e mulheres, dos 62 anos de idade.

Na noite desta quarta-feira (19) o assunto foi discutido em Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande, com a participação de sindicalistas, representantes religiosos, comunitários e profissionais da área jurídica, além do procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida e do presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Reinaldo Monteiro. 

Favorável à reforma, desde que ela seja rediscutida e não prejudique o trabalhador, o vereador Dr. Wilson Sami pondera a necessidade de avaliação das emendas propostas para a PEC e ainda aponta a necessidade da reforma política.

“O trabalhador não pode ser penalizado, o texto precisa ser revisado. Além da reforma da Previdência, realizada de maneira consciente é necessário ainda que haja reforma Política no País, para que haja credibilidade a quem defende as mudanças, sempre pensando no bem-estar do trabalhador e de toda população”, avalia.

Durante a audiência desta quarta-feira, o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MS, Reinaldo Monteiro, adiantou que a entidade tem posicionamento contrário à reforma.

“A proposta da reforma não deve ser feita com atropelos constitucionais. É um assunto extremamente técnico e, às vezes, é difícil para a população acompanhar”, comentou.

Após as discussões, os participantes do debate propuseram a elaboração de uma carta, destinada ao Congresso Nacional, apresentando posicionamento da população do Estado quanto à reforma, propondo realização de auditoria na Previdênciaantes da discussão da reforma.

Foto: Anderson EDD 

Assessoria de Imprensa do Vereador